Notícias do Fórum


2/12/08
Atividades marcam Dia Internacional Contra a Corrupção

Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco promove palestras e debates no próximo dia 9 de dezembro

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco vai celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, no próximo dia 9 de dezembro, com um evento realizado na Faculdade Maurício de Nassau, no auditório do Bloco B. O objetivo do encontro é discutir o problema da corrupção no estado e mobilizar a sociedade para que ela participe do controle social da aplicação dos recursos públicos.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro, pois nessa data, em 2003, foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México. O documento foi assinado por mais de 110 países, incluindo o Brasil, e prevê a implementação de uma série de medidas para prevenir a corrupção.

A data é celebrada anualmente em todo o país, em atividades promovidas pela Controladoria Geral da União (CGU) e seus parceiros institucionais. Este ano, a mobilização em torno da data, em Pernambuco, será comandada pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco, que reúne a CGU e vários outros órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre outros.

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (www.prr5.mpf.gov.br/forum), criado em abril deste ano, reúne mais de 20 instituições e órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos no estado.

Programação

Pela manhã, às 9 horas, terá início a capacitação que o Fórum vai oferecer aos vereadores dos diversos municípios do estado (inclusive ao longo do ano de 2009), promovido com o apoio da União de Vereadores de Pernambuco (UVP). Em várias palestras, eles vão receber orientações sobre como atuar de forma mais eficiente na fiscalização dos recursos públicos das prefeituras do estado. O evento é aberto também a servidores públicos, estudantes, membros de ONGs e outros interessados.

O treinamento contará com as seguintes palestras proferidas por instituições que integram o Fórum: À tarde, a partir das 14 horas, será realizado um evento solene, com palestra do presidente da AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito, SP –, a principal entidade de controle social do Brasil, que engloba mais de 150 ONGs em todo o país, com atuação na área de combate à corrupção. A AMARRIBO é autora do livro "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", que pode ser obtido, em versão eletrônica, na página da instituição: www.amarribo.org.br.

O evento contará também com uma palestra sobre controle e transparência na administração pública, proferida pelo professor da UFPE Marcos Túlio. Ainda à tarde, será feita a entrega dos prêmios do concurso de redação e desenho promovido pela CGU e pelo MPPE nas escolas públicas do estado, com o tema "O que você tem a ver com a corrupção?". Participaram do concurso mais de seis mil trabalhos. Na ocasião também será lançado um jornal elaborado por alunos de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com matérias relacionadas ao problema da corrupção.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias