Notícias do Fórum


5/6/2009
FOCCO intensifica ações de combate à corrupção no agreste pernambucano

Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco promove capacitação de vereadores de 25 municípios e discute estratégias de fiscalização de recursos públicos

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) realizará, no próximo dia 9 de junho, o primeiro encontro de mobilização contra a corrupção no interior do estado. Sediado em Caruaru, a 130 km do Recife, o evento atenderá 25 municípios do agreste pernambucano. Na ocasião, será promovida a capacitação de vereadores e outros membros da sociedade para fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Também está programada uma reunião extraordinária do Fórum para discutir estratégias que otimizem o combate à corrupção na região.

Criado em março de 2008, o FOCCO-PE reúne 22 órgãos públicos federais e estaduais ligados ao repasse, controle e fiscalização das verbas públicas em Pernambuco. O objetivo do grupo é promover o trabalho em parceria para tornar mais eficiente o combate à corrupção, além de estimular a participação da sociedade na fiscalização desses recursos.

Capacitação

No período da manhã, a partir das 9h00, na Câmara Municipal de Caruaru, terá início a capacitação dos vereadores, com as seguintes palestras proferidas por instituições que integram o FOCCO-PE: “Programas federais de educação e saúde” (Tribunal de Contas da União), “Irregularidades na contratação de pessoal” (Ministério Público do Trabalho), “A importância do controle interno” (Tribunal de Contas do Estado) e “Portais e ferramentas da internet para o combate à corrupção” (Controladoria Geral da União).

A atividade, que tem o apoio da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) e da Câmara Municipal de Caruaru, reunirá vereadores dos municípios de Caruaru, Bezerros, Camocim de São Félix, Agrestina, Cupira, Panelas, Bonito, Toritama, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Surubim, Riacho das Almas, Altinho, São Joaquim do Monte, Sairé, São Caetano, Cachoeirinha, Tacaimbó, Belo Jardim, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. Eles receberão orientações sobre como atuar de forma mais eficiente na fiscalização dos recursos de seus municípios.

As palestras também serão abertas a estudantes, sindicalistas, membros de organizações não-governamentais e outros interessados. O FOCCO-PE distribuirá cartilhas que explicam como fiscalizar a aplicação do dinheiro público nas prefeituras.

Estratégias

Às 14h00, na sede da Promotoria de Justiça de Caruaru, será realizada reunião de trabalho do FOCCO-PE, para discutir os principais problemas enfrentados no combate à corrupção na região. O encontro tem o objetivo de criar parcerias para agilizar as investigações em andamento e fazer com que os maus gestores sejam responsabilizados por eventuais irregularidades.

A reunião deverá contar com a presença de representantes de órgãos como Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Caixa Econômica Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Procuradoria do Estado, entre outros.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias