Notícias do Fórum


25/8/09
Semana de Cidadania tem início no Recife

Evento promovido pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) capacita e mobiliza sociedade para participar do combate à corrupção no estado

Na tarde desta segunda-feira, 24 de agosto, teve início a I Semana de Cidadania, promovida pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE). A abertura do evento foi realizada no auditório do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Compuseram a mesa da cerimônia Ricardo Dantas, da Controladoria Geral do Estado (CGE), representando o governador Eduardo Campos, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Weber de Oliveira, representando o presidente Ubiratan Aguiar, o gerente de Fomento da Controladoria Geral da União (CGU) Fábio Félix Cunha da Silva, representando o ministro Jorge Hage Sobrinho, e o secretário de Controle Externo do TCU no Estado de Pernambuco, Evaldo da Silva Araújo, coordenador do FOCCO-PE.

Na ocasião, Fábio Felix falou sobre o papel da CGU e as ações desenvolvidas pela instituição na área de controle da aplicação dos recursos públicos federais. Ele também destacou o trabalho educativo da CGU, voltado a criar nos cidadãos a consciência de que a corrupção é nociva a toda a sociedade e precisa ser repudiada.

A abertura da Semana de Cidadania também teve como palestrante o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, que enfatizou a necessidade de se lutar contra a cultura da tolerância que existe hoje na sociedade brasileira. Para ele, muitas pessoas encaram a corrupção como algo “natural”. Um dos objetivos do FOCCO-PE é justamente mostrar para os cidadãos a importância de participar da fiscalização dos recursos públicos.

À frente da I Semana da Cidadania estão a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento conta com o apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE-PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o movimento Observatório do Recife.

A Semana de Cidadania oferecerá, ao longo desta semana, palestras, minicursos e debates acadêmicos voltados para capacitar e mobilizar os cidadãos para que participem mais ativamente do controle da aplicação dos recursos públicos. As atividades se destinam a conselheiros municipais, servidores públicos, estudantes, pesquisadores, entidades do terceiro setor, lideranças da sociedade civil e demais interessados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (81) 3424.8113, ramal 214, ou na página do FOCCO-PE (www.prr5.mpf.gov.br/forum).


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias