Notícias do Fórum


16/11/2009
FOCCO-PE capacita vereadores e agentes públicos em Garanhuns

Treinamento, que atenderá onze municípios, mostra como fiscalizar a aplicação do dinheiro público pelas prefeituras

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) realizará na próxima quarta-feira, 18 de novembro, em Garanhuns, mais um evento destinado a capacitar vereadores e outros membros da sociedade para fiscalizar a aplicação de recursos públicos pelas prefeituras. Esta é a terceira capacitação realizada pelo FOCCO-PE no estado. As duas primeiras aconteceram em Caruaru (junho de 2009) e Recife (dezembro de 2008).

O evento, promovido em parceria com a União dos Vereadores do Agreste Meridional (UVAM), envolve, além de Garanhuns, os municípios de Lajedo, Jupi, Jucati, Caetés, Paranatama, Saloá, Brejão, São João, Angelina e Palmerina. A capacitação é aberta não apenas aos vereadores, mas a todos os cidadãos que queiram participar.

O treinamento será realizado pela manhã, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Garanhuns, e consiste em cinco painéis apresentados por órgãos que integram o FOCCO-PE: Convênios e Contratos de Repasse (Ministério Público Federal – MPF); Programas Federais de Saúde e Educação (Tribunal de Contas da União – TCU); Portais de Combate à Corrupção (Controladoria Geral da União – CGU e Controladoria Geral do Estado – CGE); Contratação Irregular de Servidores (Ministério Público de Pernambuco – MPPE) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse – OSCIPs (Tribunal de Contas do Estado – TCE-PE).

Ainda no dia 18/11, a partir das 14h, no SESC, haverá uma reunião do FOCCO-PE com os órgãos de fiscalização que atuam no Agreste Meridional de Pernambuco, para discutir os principais problemas relacionados ao combate à corrupção nessa região.

Criado em março de 2008, o FOCCO-PE reúne 22 órgãos públicos federais e estaduais ligados ao repasse, controle e fiscalização das verbas públicas em Pernambuco. O objetivo do grupo é promover o trabalho em parceria para tornar mais eficiente o combate à corrupção, além de estimular a participação da sociedade na fiscalização desses recursos.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias