Notícias do Fórum


9/4/10
Apenas dois deputados pernambucanos respondem pesquisa e declaram apoio ao Projeto Ficha Limpa

Consulta realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) só recebeu resposta de 13% dos deputados do país

Uma pesquisa realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) mostra a falta de apoio dos deputados federais ao Projeto Ficha Limpa, que busca impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. Dos 513 deputados do país, apenas 13% declararam apoio ao projeto. Somente dois dos 25 deputados pernambucanos responderam à consulta e declararam ser favoráveis ao projeto: André de Paula e Roberto Magalhães (ambos do DEM).

A consulta foi encaminhada para os 513 deputados federais do país no dia 19 de março e reenviada nos dias 22 e 29 do mesmo mês. Uma equipe do MCCE telefonou para todos os gabinetes a fim de comunicar a realização da pesquisa. Ainda assim, apenas 77 deputados responderam. Desses, 73 declararam apoio ao projeto e quatro afirmaram não ter posição definida. De acordo com o MCCE, o número de apoiadores pode chegar a 84, uma vez que 11 dos 33 deputados que subscreveram o projeto não participaram da pesquisa. Entre eles, mais dois pernambucanos: Paulo Rubem Santiago (PDT) e Fernando Ferro (PT). O resultado completo está disponível na página do MCCE (http://www.mcce.org.br/node/225).

Para ser aprovado no Congresso Nacional, o projeto de lei precisa do voto de 257 deputados e 41 senadores (maioria absoluta). A votação da proposta na Câmara dos Deputados, inicialmente prevista para 7 de abril, foi adiada para o início de maio.

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) vem trabalhando ao lado de diversos setores da sociedade para buscar o apoio dos deputados pernambucanos ao Projeto Ficha Limpa. Esta semana, um manifesto em favor do Projeto Ficha Limpa assinado por 30 órgãos públicos e entidades da sociedade civil foi enviado pelo grupo a todos os deputados e senadores do estado. Outras entidades que desejarem aderir à mobilização podem entrar em contato com o FOCCO-PE, por meio da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região: ascom@prr5.mpf.gov.br.

Todos os eleitores podem participar da mobilização, pedindo aos parlamentares pernambucanos que votem a favor da aprovação do Projeto de Lei Complementar n.º 518/2009. Para isso o FOCCO-PE publicou em seu site (www.prr5.mpf.gov.br/forum) uma lista com os endereços de e-mail e números de fax de todos parlamentares de Pernambuco e um modelo de mensagem que pode ser enviado a cada um deles.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias