Notícias do Fórum


27/4/10
FOCCO-PE capacita agentes públicos e sociais em Surubim

O treinamento é um dos projetos prioritários do FOCCO-PE, a ser levado a todo o interior do Estado

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) realizará amanhã, quinta-feira, 29 de abril, em Surubim, mais um evento destinado à capacitação de agentes públicos e sociais quanto à fiscalização do dinheiro público. Esta é a quarta capacitação realizada pelo FOCCO-PE no estado. As três primeiras aconteceram em Garanhuns (novembro de 2009), Caruaru (junho de 2009) e Recife (dezembro de 2008), envolvendo sempre agentes de outros municípios mais próximos dessas localidades. Em junho, a capacitação será realizada em Petrolina e municípios vizinhos.

O evento de amanhã, que tem o apoio da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), envolve, além de Surubim, cerca de 15 outros municípios vizinhos. A capacitação é aberta a todos os cidadãos que queiram participar.

Desta vez, o treinamento será realizado das 19h às 23h, na Câmara Municipal de Surubim, e iniciará com 04 exposições, apresentadas por alguns dos órgãos que integram o FOCCO-PE: convênios e contratos de repasse (Ministério Público Federal - MPF e Advocacia Geral da União - AGU); portais da transparência (Controladoria Geral da União - CGU e Secretaria de Controle do Estado); programas da saúde e educação (Tribunal de Contas da União - TCU) e contratação irregular de servidores municipais e previdência dos municípios (Ministério Público de Pernambuco - MPPE). Ao final, será feito um amplo debate com todos os presentes. Na ocasião, haverá distribuição de cartilhas que orientam a população sobre como fiscalizar a aplicação do dinheiro público.

No período da tarde, das 16h às 18h, haverá uma reunião de trabalho, na sede da inspetoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) , envolvendo os membros do FOCCO-PE e os agentes de controle que atuam na região, visando a aperfeiçoar o combate aos atos de corrupção.

No período da manhã, a partir das 9h, representantes da CGU e TCU realizarão uma outra reunião de trabalho para repassar orientações importantes aos membros dos conselhos municipais das áreas de saúde, educação e assistência social, também na Câmara Municipal de Surubim. Nesse momento, será discutida a importância da boa atuação dos conselhos e o papel dos conselheiros no controle do dinheiro público.

Durante todo o dia, as rádios locais reservarão espaço para que sejam fornecidas informações importantes à população sobre o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle e sobre como a sociedade pode ajudar na fiscalização dos recursos públicos.

Criado em 2008, o FOCCO-PE reúne 22 órgãos públicos federais e estaduais ligados ao repasse, controle e fiscalização das verbas públicas em Pernambuco e já conta com o apoio de 20 entidades da sociedade civil como colaboradoras no Estado. O fórum tem com um de seus projetos prioritários levar o trabalho de orientação no combate à corrupção a todo o interior do Estado. Maiores informações podem ser obtidas no endereço www.prr5.mpf.gov.br/forum, com destaque, em especial, no item "saiba como fiscalizar", para diversas orientações que explicam, em linguagem acessível, sobre como qualquer pessoa com acesso a internet pode fiscalizar os recursos públicos que chegam aos seus municípios.



Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias