Notícias do Fórum


4/6/2010
FOCCO-PE promove eventos em Petrolina

Ações destinam-se à capacitação de servidores públicos e membros da sociedade civil para que possam atuar de forma mais eficiente na fiscalização dos gastos públicos

Nos dias 8 e 9 de junho, o Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Pernambuco (FOCCO-PE) promoverá em Petrolina diversas ações destinadas a capacitar e mobilizar estudantes, líderes da sociedade civil e servidores públicos de órgãos federais para o controle da aplicação dos recursos públicos. As atividades acontecem em meio a mais uma edição do programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” – da Controladoria-Geral da União (CGU) –, que será realizada entre os dias 7 e 10 de junho.

Pelo programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, servidores públicos e membros de conselhos municipais de dez municípios do Sertão do São Francisco serão capacitados para buscar uma melhor aplicação dos recursos públicos. Em Pernambuco, os municípios atendidos serão Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó. Na Bahia, o treinamento abrange Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá. Por ser pólo da região pernambucana, Petrolina foi escolhida para sediar o evento.

O objetivo do programa é fomentar o controle social e efetivar a participação da população no controle dos gastos públicos. As atividades programadas incluem palestras, exercícios e atividades em grupo sobre temas como controle social, transparência, ética, licitações, orçamento público e execução de programas sociais. A capacitação, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, tem carga horária de 16 horas e será realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

No dia 8, terça-feira, o FOCCO-PE promoverá palestras sobre convênios e licitações, voltadas para servidores públicos. As exposições serão feitas pela equipe do Tribunal de Contas da União (TCU), das 14h às 18h, no auditório da Justiça Federal.

Na quarta-feira, dia 9, estudantes, líderes da sociedade civil e demais interessados também poderão aprender mais sobre como atuar em defesa de uma melhor aplicação dos recursos públicos. O FOCCO-PE vai promover palestras sobre impactos da corrupção, transparência pública e a importância do controle social. O evento ocorrerá às 19h no auditório da Facape.

Reunião de trabalho

Ainda no dia 9, às 16h, na sede da Procuradoria da República no Município de Petrolina, será realizada uma reunião de trabalho entre os coordenadores do FOCCO-PE, vindos de Recife, e os profissionais que atuam no controle de verbas públicas na região, como procuradores da República, promotores de Justiça, delegados federais, auditores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O encontro promoverá uma ampla discussão sobre o problema da corrupção e as formas de otimização, em parceria, dos trabalhos de fiscalização dos recursos públicos e de responsabilização dos maus gestores.

Foram convidados para a reunião o superintendente regional da CODEVASF em Petrolina, o inspetor-chefe da Receita Federal em Petrolina, o delegado da Polícia Federal em Juazeiro responsável pelo crimes contra o patrimônio público, o inspetor regional do TCE-PE e diversos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco e da Bahia.




Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias