Notícias do Fórum


17/8/2010
Pacto em defesa do voto consciente já conta com mais de trinta assinaturas

Reunidos na sede do TRE-PE, 33 órgãos públicos e entidades da sociedade civil assumiram compromisso de promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto

Nesta terça-feira, 17 de agosto, mais de 50 representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil reuniram-se na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na cerimônia de assinatura do pacto pernambucano em defesa do voto consciente. O documento, uma iniciativa do Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Pernambuco (FOCCO-PE), recebeu de pronto 33 assinaturas. Novas adesões ao pacto podem acontecer nos próximos dias.

Cerimônia de assinatura do pacto em defesa do voto consciente

Os signatários do pacto comprometem-se a promover um maior envolvimento dos eleitores com o processo eleitoral. Serão realizadas palestras, debates e campanhas publicitárias para sensibilizá-los sobre a gravidade da venda do voto, a importância de pesquisar o histórico dos candidatos antes de votar e a necessidade de comunicar às autoridades competentes toda e qualquer ação que desrespeite a lisura das eleições.

Na página do FOCCO-PE (www.prr5.mpf.gov.br/forum) estão disponíveis duas campanhas – uma promovida pelo Ministério Público Federal e outra pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba –, além de atalhos para as páginas de diversos órgãos onde podem ser obtidas informações sobre a vida pregressa dos candidatos. Para comunicar irregularidades nas eleições, os eleitores podem procurar a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (www.prepe.mpf.gov.br).

O evento contou com mais de 50 participantes. Entre eles, o presidente do TRE-PE, desembargador eleitoral Roberto Ferreira Lins, do procurador regional da República e coordenador do FOCCO-PE Fábio George Cruz da Nóbrega, do procurador regional eleitoral, Sady Torres Filho, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Henrique Mariano, que compuseram a mesa da cerimônia.

Entre os órgãos públicos e entidades da sociedade civil que assinaram hoje o pacto estão o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), a Arquidiocese de Olinda e Recife, a Associação nacional dos Procuradores da República (ANPR), a ONG Observatório do Recife, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco.

Leia a íntegra do discurso do procurador regional da República e coordenador do FOCCO-PE Fábio George Cruz da Nóbrega na abertura da cerimônia de assinatura do pacto em defesa do voto consciente

Leia a íntegra do pacto em defesa do voto consciente



Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias