Notícias do Fórum


24/8/2010
FOCCO-PE busca apoio da imprensa para conscientizar eleitores

Grupo deu início a uma série de visitas aos órgãos de imprensa com o objetivo de firmar parcerias para a veiculação de campanhas contra a venda de votos e pelo voto consciente

Nesta terça-feira, 24 de agosto, o Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) deu início a uma série de visitas aos sistemas de comunicação no estado, com o objetivo de firmar parcerias para a veiculação de campanhas contra a venda de votos e pela escolha consciente dos candidatos. A iniciativa é um dos primeiros resultados da assinatura do pacto pernambucano em defesa do voto consciente, ocorrida no último dia 17. Por meio do pacto, mais de 50 órgãos públicos e entidades da sociedade civil assumiram o compromisso de promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto.

Participaram das visitas de hoje o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, membro do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador do FOCCO-PE, o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) Francisco Gominho e o chefe do Tribunal de Contas da União em Pernambuco, Evaldo Araújo. Eles apresentaram a campanha nacional do MPF, intitulada “Seu voto: não venda, não troque, não negocie”, desenvolvida pela Procuradoria Geral da República, em Brasília, e também a campanha “Voto vendido, povo vencido”, lançada pela Justiça Eleitoral na Paraíba e gentilmente cedida para o FOCCO-PE. Uma terceira campanha, que enfoca a importância da escolha consciente dos candidatos pela análise de sua vida pregressa, está sendo desenvolvida para o FOCCO-PE por uma agência de publicidade do Recife e será divulgada em breve.

No final da manhã, na Folha de Pernambuco, os representantes do FOCCO-PE foram recebidos pelo diretor executivo Paulo Pugliesi, pela editora executiva Katarina Cardoso e pela jornalista Débora Duque, que se comprometeram dar apoio à divulgação das campanhas. À tarde, o grupo visitou o Sistema Jornal do Commercio, onde foi recebido por Ivanildo Sampaio, diretor de redação do jornal. Em seguida, conversaram com Jamildo Melo, do JC OnLine, Everson Teixeira, da Rádio Jornal, e Beatriz Ivo e Antônio Martins, da TV Jornal. Novas visitas serão agendadas em breve.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias