Notícias do Fórum


21/9/2010
FOCCO-PE promove ato público pelo voto consciente

Distribuição de folhetos da campanha “Pra escolher, tem que conhecer” será realizada no metrô, na próxima quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) promoverá uma panfletagem pelo voto consciente, na estação de metrô do Barro, a partir das sete horas da manhã. Serão distribuídos folhetos da campanha “Pra escolher, tem que conhecer”, desenvolvida pela Aporte Comunicação, juntamente com as produtoras Oficina de Imagens e Música de Trabalho, e lançada esta semana pelo FOCCO-PE.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas para a importância de participar ativamente do processo eleitoral e escolher bem os candidatos. Para a auditora da Controladoria Geral da União (CGU) Fernanda Calado, votar bem é o primeiro passo para melhorarmos a qualidade dos políticos e da gestão pública no Brasil. “É como escolher um profissional para fazer um trabalho ou ser submetido a uma seleção para uma vaga de emprego: o eleitor tem que verificar se aquele candidato tem condições de assumir a função”, argumenta.

Para a auditora, é preciso conhecer não apenas as propostas dos candidatos, mas também o seu histórico. Para isso, a página do FOCCO-PE (http://www.prr5.mpf.gov.br/forum), divulgada na campanha, traz uma série de links para sites onde o eleitor pode pesquisar a vida pregressa dos candidatos e saber se eles têm ficha limpa. É possível saber quem financiou as campanhas de cada político, como eles se comportaram em mandatos anteriores e se respondem a processos na Justiça.

O ato contará com a presença de integrantes de órgãos públicos que compõem o FOCCO-PE, como CGU, Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral do Estado (CGE). Também participarão representantes de parte das 50 entidades da sociedade civil que integram o pacto pernambucano em defesa do voto consciente, como igrejas, sindicatos e associações.

Outros eventos

No próximo sábado (25), das 15h30 às 17h, no auditório do bloco G-II da Universidade Católica de Pernambuco, o FOCCO-PE participará do evento “Conexão Eleições Limpas 2010”, de iniciativa dos cristãos evangélicos. O procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, membro do MPF e da coordenação do fórum, falará sobre o tema “Voto Consciente”.

Nesta terça (21), das 14h às 17h, o FOCCO-PE participou do seminário sobre eleições limpas promovido pela Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, no Centro de Artes da UFPE. O evento teve como palestrantes o coordenador adjunto do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Pesquisas (Cendhec), Marcelo Santa Cruz, o coordenador da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Francisco de Assis, o presidente da OAB-Pernambuco, Henrique Mariano.

Na manhã de hoje (21), na Faculdade Maurício de Nassau, o Instituto Pró-Cidadania, parceiro do FOCCO-PE, realizou o Seminário Eleições 2010, com o tema “Ficha Limpa ou Suja? Seu voto faz a diferença”, que teve a participação do procurador regional eleitoral Sady Torres Filho.

Apoios à campanha

A campanha “Pra escolher, tem que conhecer” conta com o apoio da Metrorec, que cedeu o espaço para o ato público, da Caixa Econômica Federal, que irá afixar cartazes em todas as agências e casas lotéricas do estado; da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), que encaminhou o jingle da campanha para emissoras de rádio em todo o estado; do Consórcio Grande Recife, que viabilizou a fixação de cartazes nos terminais de ônibus; do Expresso Cidadão, da Receita Federal e do INSS, que distribuirão os folhetos em seus postos de atendimento. Universidades, igrejas e outras entidades da sociedade civil também manifestaram apoio à campanha, e novas estratégias de divulgação estão sendo planejadas.

A gráfica FacForm contribuiu com a impressão gratuita de parte dos folhetos e cartazes. O restante do material impresso foi produzido com recursos doados pela União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon, Regional/PE), União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Sindifisco Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal - D.S. Recife, Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa (ANEAC) e Associação dos Auditores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias