Notícias do Fórum


7/12/10
Evento promovido pela OAB e pelo FOCCO-PE marca Dia Internacional contra a Corrupção

Durante o evento, haverá o lançamento da Comissão de Prevenção e Combate à Corrupção

No próximo dia 9, Internacional Contra a Corrupção, a OAB-PE e o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) promovem um seminário para celebrar a data. Na ocasião, a OAB lançará a Comissão de Prevenção e Combate à Corrupção, que terá como objetivo ser mais um elo entre a sociedade e as instituições responsáveis pelo combate a práticas ilícitas. Os eventos acontecem no auditório da OAB-PE a partir das 14h.

Entre as funções que terá a nova Comissão estão a de realizar ações de prevenção e combate à corrupção; criar núcleos de recebimento de denúncias e promover estudos, pesquisas e debates sobre o tema. Para a sua presidência, foi nomeado o advogado e professor Inácio Feitosa. A Comissão ainda terá como vice-presidente, o também professor e advogado Isac Luna e os advogados Marconi Gustavo Canto Santana, Otávio Henrique Figueirôa de Sousa Lira, Maximiano José Correia Maciel Neto, Rafael Figueiredo Bezerra.

Após o lançamento, os participantes do seminário poderão participar da palestra de apresentação do FOCCO-PE. O Fórum reúne 22 órgãos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco, como o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria Geral da União (CGU).

A programação prevê ainda uma palestra do professor da UFPB Clóvis Alberto Vieira de Melo que apresentará a tese de que os municípios que sofrem casos de corrupção têm piores índices de educação e foi baseada no cruzamento de dados dos relatórios da CGU com os índices de educação disponíveis para os municípios pesquisados.

Haverá ainda a entrega do prêmio do IV Concurso de Desenho e Redação promovido nacionalmente pela CGU, responsável, no Brasil, por acompanhar a implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País nesta área. O concurso teve como segunda colocada a estudante pernambucana Alliny Macelli da Silva Alves.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-PE


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias