Notícias do Fórum


22/3/2011
FOCCO-PE discute reforma política com sociedade civil

Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção fará reunião no dia 23 de março, na sede da OAB/PE

Integrantes do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) e membros de entidades representativas da sociedade estarão reunidos nesta quarta-feira, 23 de março, para debater a necessidade de uma reforma política no país. O encontro acontecerá às 9 horas, na sede da OAB/PE, na Rua do Imperador D. Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio. A OAB/PE é entidade parceira do Fórum.

Segundo a auditora da Controladoria-Geral da União (CGU) Fernanda Calado, integrante da Coordenação do FOCCO-PE, o sistema eleitoral precisa ser revisto, pois boa parte dos problemas de corrupção vem do uso indevido de práticas permitidas pela legislação. “O atual sistema de financiamento de campanhas, por exemplo, pode levar a práticas corruptas”, explica a auditora. Na reunião, o Fórum deverá debater alguns pontos da proposta de reforma política.

Na ocasião, também será discutida a realização das etapas municipais e estaduais preparatórias para a I Conferência Nacional sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social – 1.ª CONSOCIAL, realizada pela CGU, que acontecerá em Brasília, de 18 a 20 de maio de 2012. A conferência tem o objetivo principal de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

O auditor da CGU Abelardo Lopes, também coordenador do FOCCO-PE explica que a CONSOCIAL é resultado de uma demanda da própria sociedade. A realização da conferência foi solicitada ao ministro chefe da CGU pelas entidades da sociedade civil que participaram do Seminário de Controle social promovido pelo órgão em 2009. “Na conferência, a sociedade vai dizer de que maneira quer acompanhar a aplicação dos recursos públicos”, explica Abelardo.

O FOCCO pretende estimular a participação de toda a sociedade nessas etapas, por tratar-se de uma oportunidade importante para a ampliação e melhoria da transparência dos atos públicos e do controle social. Para o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, membro do Ministério Público Federal (MPF) e integrante da Coordenação do FOCCO-PE, a mobilização da sociedade é fundamental neste momento, como também foi na campanha pela aprovação da Lei da “Ficha Limpa” e na realização das campanhas em favor do voto consciente.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br


« Voltar para o índice de notícias