Notícias do Fórum


14/12/11
CGU promove evento para crianças

Projeto estimula o interesse dos alunos pela fiscalização das despesas públicas e agrega valores inerentes ao exercício da ética e da cidadania

A unidade regional da Controladoria-Geral da União em Pernambuco (CGU-Regional/PE) realiza, em parceria com a Prefeitura do Recife, na próxima quinta-feira (15/12), evento voltado para 112 alunos do 5º ano do ensino fundamental. A ação consiste em uma manhã de brincadeiras, a fim de estimular, de maneira divertida e lúdica, o interesse dos alunos pela fiscalização das despesas públicas e agregar valores inerentes ao exercício da ética e da cidadania. O evento acontece de 08h30 às 12h.

Na ocasião, as crianças conhecerão o Portalzinho da Criança Cidadã, site composto de jogos, quadrinhos e atividades na área de cidadania. O portal mostra, por exemplo, as diferenças entre a “cidade do progresso”, bem administrada e cujos cidadãos são participativos, e a “cidade do atraso”, onde os serviços essenciais não funcionam.

Dentre as brincadeiras, está o ludo da cidadania, jogo de tabuleiro que mostra atitudes positivas e negativas de prefeito, vereadores, conselheiros municipais e cidadãos. Utilizar o carro da prefeitura para passear e ir a festas, por exemplo, é atitude negativa do prefeito, o que faz o participante voltar 2 casas no jogo, enquanto prestar contas de como aplicou o dinheiro do povo é uma atitude legal e o faz merecer avançar 2 casas.

A programação ainda conta com oficina com ensinamentos sobre coleta seletiva e sessão de cinema com exposição de vídeos curtos sobre ética e cidadania produzidos pelo Ministério Público Federal por meio do projeto Turminha do MPF.

Foram selecionados alunos das escolas municipais do Recife Isaac Pereira da Silva e Marluce Santiago. As escolas participaram em 2010 e/ou 2011 do projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, desenvolvido pela CGU em parceria com o Instituto Maurício de Souza. O projeto busca incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade. Os alunos têm oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Maurício de Sousa.

Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Rua Real da Torre, 299, no bairro da Madalena.
Horário: das 08h30 ao meio-dia.


Controladoria-Geral da União - Pernambuco
Telefones: (81) 3423.5277 / 3222.4460


« Voltar para o índice de notícias