Notícias do Fórum


9/12/2008
Fórum discute gastos públicos

Diario de Pernambuco [ Diario Político ]
por Renata Bezerra de Melo

Mais de 20 instituições e órgãos públicos, que controlam o repasse e fiscalizam a aplicação dos recursos públicos no estado de Pernambuco, celebram, hoje, das 14h às 18h, na Faculdade Maurício de Nassau, o Dia Internacional de Combate à Corrupção, com uma série de palestras sobre o tema. Destacam-se entre os painéis: "A importância da Transparência das Contas Públicas no Combate à Corrupção" e "O papel da Sociedade no Combate à Corrupção".

Anualmente, a data é marcada por atividades promovidas pela Controladoria Geral da União (CGU) e seus parceiros. Este ano, com a criação, no mês de abril, do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco, engrossam a mobilização, junto com a CGU, o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre outras entidades. Além do seminário, a CGU coordena, durante toda esta semana, uma força-tarefa, em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU), atividades para protocolar na Justiça Federal 24 ações de improbidade administrativa detectadas em prefeituras do Estado entre 2004 e 2007.

Desde 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México, o Dia Internacional Contra à Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro.


« Voltar para o índice de notícias