Notícias do Fórum


25/8/09
TCE une-se à ação conjunta

Folha de Pernambuco [ Política ]
Por Arthur Cunha

Dados recentes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) atestam que, por ano, a economia brasileira perde com a corrupção de 1% a 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 30 bilhões. Três vezes mais o que o Governo Federal gastou, em 2008, com seu programa de maior visibilidade: o Bolsa Família (R$ 10,3 bilhões). Para contribuir na redução desses índices negativos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) juntou-se a outros 12 órgãos do tipo e ao Tribunal de Contas da União (TCU) na Rede Controle de Gestão Pública. Representantes do TCE e o TCU assinaram, ontem, o termo de adesão, durante a abertura da I Semana de Cidadania de Pernambuco, no auditório do TCE.

Até a próxima sexta-feira, o evento tem por objetivo capacitar e mobilizar os cidadãos para que eles participem com maior frequência do controle da aplicação dos recursos públicos. Serão realizadas palestras, minicursos e debates acadêmicos para conselheiros municipais, servidores públicos, pesquisadores, entidades do terceiro setor, lideranças da sociedade civil e a outros interessados. A I Semana de Cidadania está sendo promovida pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE), que congrega 22 entidades.

De acordo com o promotor Fábio Nóbrega, da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, que integra o fórum, o investimento em ações de combate à corrupção é muito importante para impedir que as novas gerações venham a aderir ao “jeitinho brasileiro”. “Uma pesquisa do Ibope mostra que 75% dos entrevistados praticariam corrupção se tivessem oportunidade. A corrupção está impregnada na cultura brasileira e só reverteremos isso com iniciativas como a desse evento”, destacou Nóbrega, um dos palestrantes do dia. A programação da semana pode ser encontrada no site: www.prr5. mpf.gov.br/forum.


« Voltar para o índice de notícias